Por um mundo vibrante!
- Mariângela Pagano

- 2 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Você já reparou como as cores mexem com nossos sentidos? Um dia cinza e chuvoso nos faz ficar introspectivos, sem muito ânimo para nada. Já quando aparece um céu de brigadeiro a vitalidade reaparece e a vontade de rir à toa também. Até os cientistas já comprovaram o que há séculos os chineses ensinam no feng shui: sim, as cores têm vibrações capazes de alterar a atmosfera ao seu redor. Basta ver a dupla vermelho e amarelo, que transmite energia e vitalidade, enquanto o branco nos brinda com a sensação de limpeza. Que tal, então, você trazer esses benefícios para dentro da sua casa?
Isso não significa pintar as paredes dos cômodos a esmo, sem nenhum planejamento. Ainda que pareça uma opção prática, não é eficiente. Ao contrário, pode até desarmonizar o ambiente. O melhor é começar por mudanças mais sutis. Por exemplo, nos objetos da sala. Se o espaço já tem uma mistura intensa de texturas dos tecidos e de formas variadas dos objetos, usar um tom intenso como o vermelho pode saturar o local. Ah, mas você adora vermelho... Ótimo, pois é uma tonalidade associada ao elemento fogo, e é bom tê-la por perto. Mas saiba que, como tudo na vida, as cores também têm seu “outro” lado. O do vermelho é estimular a agressividade. Melhor, então, reservá-lo aos detalhes.
Cada tonalidade, uma função O ideal mesmo, ensina o feng shui, é fazer um estudo da planta de sua casa com o ba-guá, diagrama que ajuda a identificar os pontos de harmonização dos ambientes. Em linhas bem gerais, podemos ressaltar algumas propriedades-chave das cores: preto e azul-escuro têm relação com a carreira; verde, com a família; vermelho, com o sucesso; branco, com a criatividade; tons terrosos, com os relacionamentos e azul-claro, com a espiritualidade.
Caso você não possa aplicar o ba-guá, tudo bem – dá para fazer algumas coisinhas. Uma boa ideia é levar o púrpura para a área do banheiro, tradicionalmente local de detritos e escoamento de energia. Toalhas e objetos em tons de roxo e lilás forte irão dar outra vibração ao cômodo, principalmente se ele for branco. Já com este matiz é preciso muito cuidado, principalmente se ele estiver num ambiente amplo, como uma sala, onde nenhuma forma ou textura se destacam. Para os chineses, morar em uma casa totalmente sem cor equivale a enclausurar um ser vivo em uma caixa. Vale lembrar que optar por certa tonalidade para sua casa é algo intuitivo, muitas vezes movido por uma recordação. É sempre bom ouvir nossa voz interna, que nos traz equilíbrio e serenidade.




Comentários